GM inicia expansão de fábrica no RS, em investimento de R$1,4 bi

                                             REUTERS

SÃO PAULO – A General Motors inicia nesta quarta-feira expansão da fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, em um projeto que aumentará a capacidade de unidade em 65 por cento e consumirá 1,4 bilhão de reais.

O início das obras acontece dias depois que a companhia anunciou expansão de investimentos previstos na fábrica de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, em 700 milhões de reais.

A fábrica de Gravataí, que atualmente produz os compactos Celta e Prisma, passará a montar dois novos modelos que devem chegar ao mercado nacional a partir de 2012. A capacidade da unidade será ampliada de 230 mil para 380 mil veículos por ano ao final das obras, no primeiro semestre de 2011.

Além do 1,4 bilhão de reais que será aplicado na fábrica, a GM vai investir ainda mais 600 milhões de reais no desenvolvimento dos dois novos modelos.

A GM encerrou os cinco primeiros meses do ano na terceira posição entre os maiores fabricantes de veículos do Brasil, atrás de Fiat e Volkswagen, com vendas de 253,18 mil automóveis e comerciais leves.

A fábrica da GM no Rio Grande do Sul foi aberta em 2000 e a expansão iniciada nesta quarta-feira é a segunda desde a inauguração. Entre os novos investimentos na unidade está a aquisição de 250 robôs de produção que se somaram aos atuais 240 em operação.

A GM tem investimentos programados de cerca de 5 bilhões de reais no Brasil entre 2008 e 2012.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Fonte: Estado de São Paulo