GM lidera vendas de veículos nos EUA em janeiro


Mercado abriu o ano em ritmo fraco.

Gustavo Nicoletta, da Agência Estado

As vendas de veículos cresceram nos Estados Unidos em janeiro em comparação a um ano antes, de acordo com dados divulgados pelas montadoras. Apesar disso, excluindo os resultados de janeiro de 2009, o número de veículos novos vendidos nos EUA no mês passado foi o menor para o período desde 1993.

“De forma geral, foi um mês muito difícil. Houve uma melhora na comparação anual, mas a base de comparação foi um mês terrível do ano passado. Na comparação com dezembro, tivemos queda”, disse Mickey Anderson, que dirige o Performance Automotive Group, uma revendedora de veículos das marcas Toyota, Honda, Ford, VW, Mercedes-Benz e Chrysler.

A General Motors foi líder de vendas em janeiro, com um aumento de 22,3% nas vendas em relação a igual período de 2010, para 178.896 veículos. A Ford ficou em segundo lugar, com um total de 126.981 veículos vendidos, volume 13,2% maior que o de janeiro do ano passado, seguida pela Toyota, cujas vendas cresceram 17,3%, para 115.856 unidades.

A Nissan e a Chrysler venderam aproximadamente 70 mil veículos cada em janeiro, enquanto a Honda comercializou 76.269 carros. Entre as três montadoras, o aumento mais significativo no volume de vendas foi o da Chrysler, de 22,7%. Nissan e Honda tiveram ganho de 14,8% e de 13%, respectivamente. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Automotive Business