GM negocia cooperação com chinesa SAIC na Índia


AE-DOW JONES – Agencia Estado

PEQUIM – A General Motors discute com a parceira SAIC Motor, a maior montadora da China em volume de vendas, sobre cooperação na Índia, segundo informou uma pessoa próxima ao assunto ao Wall Street Journal. Tal parceria, se concretizada, marcará mais um meio pelo qual montadoras chinesas estão se expandindo nos mercados globais.

Recentes esforços de companhias chinesas para fazerem acordos no exterior têm se concentrado em adquirir tecnologia internacional. Nesse caso, uma aliança com a GM na Índia ajudaria a SAIC a obter acesso a consumidores em um dos mercados de automóveis que mais crescem no mundo.

Além disso, o movimento melhoraria o perfil do relacionamento da GM com a SAIC, sua parceira de joint venture na China, país que deverá se tornar o maior mercado de automóveis do mundo neste ano. Segundo a fonte, os detalhes da cooperação entre a GM e a SAIC na Índia não foram finalizados. A imprensa indiana afirmou que a SAIC pode comprar uma fatia na unidade da GM no país.

“Nós conversamos frequentemente com a SAIC sobre oportunidades para melhorar as duas companhias”, afirmou Michael Albano, porta-voz da GM em Xangai. “A Índia, entre outros países, deve ser parte dessas discussões”, acrescentou.

A GM e a SAIC têm uma joint venture na China, chamada Shanghai General Motors, que fabrica carros de passageiros. Com a Wuling Automobile e a SAIC, a GM produz minivans em uma joint venture chamada SAIC-GM-Wuling Automobile. Fora da China, a SAIC possui 9,8% de participação na unidade da GM na Coreia do Sul, a GM Daewoo Auto & Technology Co. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estado de São Paulo