GM prepara novos cortes e avalia estratégias

Como reação à profunda queda nas vendas e a uma queda histórica de suas ações, a General Motors prepara nova rodada de corte de empregos nas áreas administrativas para reduzir custos e considera se deve se desfazer de outras marcas de veículos além da Hummer. As duas medidas são parte de uma reavaliação estratégica mais ampla e da capacidade da empresa de alcançar a projeção interna de voltar a ter lucro em 2010. A GM vende oito marcas de veículos mas cinco delas, entre as quais Buick, Saturn e Saab, têm dificuldades para atrair compradores. No topo da lista de preocupações, pelo menos de acordo com Wall Street, está a liquidez. A GM vem queimando caixa desde 2005 — cerca de US$ 20 bilhões ao longo de três anos — e o único jeito de aumentar a liquidez tem sido a venda de ativos. Em 2006 ela vendeu o controle da GMAC, seu braço de financiamentos, e no ano passado a Allison Transmission. A GM pode estar avaliando também a separação da divisão norte-america da operação internacional, que abriga operações lucrativas na Europa, Ásia e América Latina (The Wall Street Journal, 7 de julho).

Fonte: Automotive Business