GM vai demitir 1,6 mil funcionários nos EUA esta semana

Montadora tem até 1º de junho para fazer cortes profundos de dívida, custos trabalhistas, rede de negociação e marcas para provar que pode voltar a ser lucrativa.

Agencia Estado/Agências Internacionais – 20/4/2009 – 11h30

DETROIT (EUA) – A General Motors está demitindo perto de 1,6 mil funcionários nos Estados Unidos esta semana, enquanto se apressa em cumprir o prazo de 1º de junho para se reestruturar, sob a fiscalização do governo norte-americano, informou a montadora nesta segunda-feira, 20.

As reduções são parte do plano da GM de reduzir sua força de trabalho assalariada em cerca de 10 mil, ou 14 por cento, numa aposta para cortar custos. A GM também planeja reduzir 37 mil postos remunerados por hora ao redor do mundo até o fim do ano.

A GM, que tem operado com 13,4 bilhões de dólares em empréstimos do governo desde o início do ano, tem até 1º de junho para apresentar cortes profundos de dívida, custos trabalhistas, rede de negociação e marcas para provar que pode voltar a ser lucrativa.

O governo do presidente Barack Obama colocou o pedido de proteção contra falência como alternativa para a montadora.

O presidente da GM na América do Norte, Troy Clarke, enviou um e-mail a funcionários dizendo que os cortes são necessários para assegurar a viabilidade da montadora no longo prazo.

Os 1,6 mil funcionários serão desligados efetivamente em 1º de maio, segundo a GM.

Fonte: Diário do Comércio