GM vai desativar 3 fábricas no México até janeiro

Agência Estado | 16/12/2008 – 09h21

A montadora norte-americana General Motors (GM) vai desativar três fábricas no México a partir da segunda-feira da semana que vem (dia 22) até janeiro do ano que vem e vai suspender a produção de duas linhas de montagem até fevereiro de 2009, de acordo com um comunicado da unidade mexicana da montadora.
A empresa informou que as fábricas de San Luis Potosi e de Ramón Arizpe serão fechadas de 22 de dezembro a 4 de janeiro, enquanto a fábrica de Silao ficará fechada de 22 de dezembro até 7 de janeiro. Além disso, na unidade de Ramón Arizpe a produção de duas linhas de montagem serão suspensas até fevereiro.

“Essas desativações permitem uma manutenção preventiva dos equipamentos e um equilíbrio mais adequado da produção”, afirmou a GM do México, acrescentando que a companhia vai continuar revisando seus níveis de produção à luz das mudanças das condições do mercado.

Na semana passada, a GM anunciou planos para desativar cerca de 30% de suas fábrica na América do Norte e cortar a produção em cerca de 250 mil veículos no primeiro trimestre de 2009, em conseqüência da recente forte queda das vendas. Além das três fábricas mexicanas, o movimento vai afetar 14 unidades nos Estados Unidos e três no Canadá.

O corte de produção da GM ocorre depois de o Senado dos Estados Unidos não conseguir chegar a um acordo, na quinta-feira passada (dia 11), sobre um pacote de socorro de US$ 14 bilhões para as montadoras norte-americanas.

Fonte: Webtranspo