GM vai fechar 3.100 revendas nos EUA

Metade da rede autorizada vai desaparecer

A General Motors pretende fechar metade de suas concessionárias americanas até 2014. O anúncio faz parte do relatório apresentado hoje pela empresa ao governo americano, que também confirma o fechamento da divisão Pontiac no ano que vem.
A GM possui hoje cerca de 6.200 revendas autorizadas nos Estados Unidos e o encerramento das atividades da metade delas irá repercutir fortemente em inúmeras cidades, diminuindo a arrecadação de impostos e gerando desemprego.

O relatório prevê também o oferecimento de ações aos credores do grupo, em troca da redução do débito. A GM declarou que, a menos que um número significativo de seus credores aceite a oferta de ações, irá pedir concordata até o dia 1º de junho, data-limite imposta pelo governo americano para voltar a prestar ajuda à empresa. Para satisfazer ao Departamento do Tesouro, a troca de créditos por ações, segundo a GM, terá que chegar a 90% de sua dívida não avalizada.

O plano de recuperação da GM prevê a subsistência de quatro marcas nos Estados Unidos, a Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC. O grupo disse estar em negociações com interessados em adquirir a Hummer, Saturn e Saab e que, caso essas vendas não ocorram, poderá fechá-las.

JM

Fonte: UOL Carros