GM vai reduzir produção na fábrica de Gravataí (RS)

São Paulo – A montadora General Motors (GM) fará um ajuste para reduzir a produção de outubro em sua unidade de Gravataí (RS), paralisando a linha de produção nos dias 17, 20 e 31 deste mês. Além disso, a fábrica gaúcha deixará de cumprir 22 minutos diários de horas extras a partir da próxima segunda-feira (dia 13). Dessa forma, cerca de três mil veículos deixarão de ser produzidos em outubro em Gravataí. Segundo a empresa, a medida está relacionada à retração das exportações. A unidade de Gravataí vende o Celta para países da América Central.
Na semana passada, a General Motors já havia anunciado férias coletivas em três fábricas no País (São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes, todas em São Paulo), mas não divulgou o motivo da medida. A Fiat também anunciou na semana passada férias coletivas para os empregados da fábrica de Betim (MG). A empresa disse ter tomado a medida para dividir a parada que ocorre no fim do ano em duas etapas, evitando que a produção seja suspensa de uma vez.

Apesar desses anúncios, o setor ainda considera cedo para falar em crise e suspensão de projetos. “Nesse momento, é preciso ter serenidade e não se deixar levar por um comportamento de mercado que despenca num dia e sobe no outro”, diz o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider. Ele reforça que não se pode agir de forma emocional. “Aí, agiremos de maneira que ultrapassa a fronteira psicológica e criaremos uma profecia auto-realizável.” Schneider ressalta que as vendas de carros em setembro, que apresentaram crescimento de quase 10% ante agosto, mostram um mercado positivo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)

Fonte: Agencia Estado