Gol é a melhor compra do ponto de vista financeiro

Agência AutoInforme – Quem comprou um Gol no início de 2005 e quiser vendê-lo hoje terá uma boa surpresa. Mesmo usado, com 40 ou 50 mil quilômetros rodados, pintura começando a desgastar, pneus no fim da vida, suspensão e embreagem gastas, correia dentada pedindo água, é um carro muito bem valorizado. Um estudo especial de depreciação feito pela Agência AutoInforme, com cotação da Molicar mostrou que o Gol é o carro menos depreciado do mercado brasileiro. Em três anos ele perdeu apenas 12,4% do seu preço inicial. Na média, o carro no Brasil tem uma depreciação de 19,9% após três anos de uso.

A pesquisa avaliou os preços praticados dos modelos zero quilômetro em julho de 2005 e comparou com os valores atuais de mercado dos mesmos carros, agora com três anos de uso. Só foram objetos da pesquisa os carros que permaneceram no mercado durante os últimos três anos, para efeito de comparação.

O Celta é o segundo carro menos depreciado, com perda de 13% do valor após três anos, seguido pelo Palio, com 13,1%. O Siena vem a seguir, com 13,2%, é o sedã pequeno com a menor depreciação. Ainda na faixa dos 13% estão o Mille (com depreciação de 13,3% em três anos) e o Fox (13,7%).

A melhor desempenho entre as picapes é da Saveiro, que perde 14,8% após três anos de uso. A Montana deprecia 15%, a Strada 15,3% e a Courier 16,4%. ´Na categoria perua, o Palio Weekend tem a melhor performance entre os concorrentes, com desvalorização de 16,7%.

O carro médio com o melhor desempenho é o Civic com depreciação de 21,4%. O Corolla perde 21,9%.

Os chamados premium estão na faixa de desvalorização de 17%: caso do Pólo, C3 e Fit (veja a lista), portanto melhor do que a depreciação média do mercado, que é de 19,9%.

Alguns carros têm versões com depreciações bem diferentes, caso do Golf. As versões de entrada começam com perda de 21,5%, mas acabam chegando a até 29% no caso das versões turbo com cambio tiptronic. Na média, o Golf desvaloriza 23,8%. A mesma coisa acontece com o Focus: as versões de entrada com motor 1.6 depreciam 22,2%, mas as versões com câmbio automático e motor 2.0 depreciam até 29%.

A categoria dos sedãs pequenos está entre as menos depreciadas: na média esse tipo de carro perde apenas 15,7% do valor após três anos de uso. O Siena é o que tem o melhor desempenho entre eles, o carro da Fiat desvaloriza apenas 13,2% em três anos. O Corsa sedã perde 14,4% no mesmo período e o Classic 14,8%.

São os carros médios que aumentam a média de desvalorização após três anos de uso. Dentre eles, os melhores desempenhos são do Civic (-21,4%), Corolla (- 21,9%), Golf e Focus hatch (- 23,8%).

Por outro lado, os carros que menos recuperam dinheiro investido são o Mégane, que perde -26,4% do valor após três anos de uso, a minivan Scenic (-26,7%), a minivan Picasso (-27,1%) e o Focus sedã, o pior desempenho financeiro entre os modelos pesquisados: o carro da Ford perde -27,4% do valor na hora da revenda, três anos depois de ter deixado a concessionária.

As minivans estão entre os carros mais depreciados do mercado. Confira a tabela completa abaixo:

Desvalorização em três anos por modelo de carro de passeio

Modelo Depreciação %
Gol -12,4
Celta -13
Palio -13,1
Siena -13,2
Mille -13,3
Fox -13,7
Corsa sedã -14,4
Corsa hatch -14,7
Saveiro -14,8
Classic -14,8
Montana -15
Ka -15,2
Strada -15,3
Fiesta -15,4
Fiesta sedã -15,9
Courier -16,4
Meriva -16,5
Perua Palio -16,7
Peugeot 206 -17,4
Clio -17,4
Clio sedã -17,5
Polo -17,6
Citroën C3 -17,6
Fit -18,2
Polo sedã -18,3
Kombi -18,3
Parati -18,5
Doblò -19,4
Depreciação média 19,90%
Ecosport -21,1
Civic -21,4
Corolla -21,9
Fielder -23,4
Golf -23,8
Focus hatch -23,8
Peugeot 307 -23,9
Astra hatch -23,9
Stilo -24,7
Zafira -25,6
Astra sedã -25,7
Mégane -26,4
Scenic -26,7
Picasso -27,1
Focus sedã -27,4

Fonte: Boletim Auto Informe