Gol e Voyage ganham câmbio automatizado


Do Diário do Grande ABC

A Volkswagen está lançando o Gol e o Voyage com transmissão automatizada, como já era esperado. O Gol 1.6 I-Motion tem preço de R$ 34.605, e o Voyage 1.6 I-Motion, R$ 37.090. Os dois modelos oferecem ao motorista mais conforto ao dirigir por um custo menor do que o dos carros com câmbios automáticos tradicionais.

A transmissão ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox, câmbio automatizado sequencial) do novo Gol e do Voyage é a mesma utilizada no Polo I-Motion, que tem como base a transmissão MQ 200, fabricada em Córdoba, na Argentina. Ela soma à resistência, durabilidade e suavidade no acionamento características desse câmbio a conveniência das trocas de marchas e acionamento da embreagem por meio de um sistema eletroidráulico.

O conforto e facilidade de uso são similares aos câmbios automáticos tradicionais, com conversor de torque ou continuamente variáveis (CVT), mas com vantagens no que diz respeito ao preço e custo de manutenção.

Esse sistema traz para Gol e Voyage alguns benefícios, entre eles o conforto similar ao das transmissões automáticas já conhecidas, por preço bem menor; o desempenho igual ao de uma transmissão mecânica convencional; a liberdade de escolha pelo motorista da marcha a ser utilizada; a possibilidade de atuação em modo automático esportivo para maior agilidade e rapidez nas acelerações, além de durabilidade, plano de manutenção de componentes de desgaste e disponibilidade de peças similares aos de uma transmissão manual.

Uma vantagem da caixa automatizada é contar com cinco marchas, diferentemente da maioria dos câmbios automáticos disponíveis no Brasil, mesmo em segmentos superiores de carros nacionais ou importados, que dispõem apenas de quatro. Este é um dos fatores que contribuem para o melhor aproveitamento do motor, dando agilidade ao carro e, ao mesmo tempo, ajudando a economizar combustível e a reduzir as emissões.

NOVO FOX – A VW apresenta entre os dias 26 e 28 o novo Fox. O modelo chega para buscar manter a liderança no ranking de vendas dos hatches pequenos e contra-atacar a chegada do Chevrolet Agile.

Fonte: Dioário do Grande ABC