Golf foi o que mais cresceu no ano


Agência AutoInforme – A venda de carros e comerciais leves teve um crescimento de 32% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, mas alguns modelos tiveram um aumento de vendas muito além disso. Foi o caso do Golf, que já foi o carro médio mais vendido do Brasil, despencou nos últimos anos e agora dá a volta por cima. O hatch da Volks apresentou um crescimento de 267% nas vendas em 2008. O carro ocupa a 41º posição no ranking, com um total de 3.900 unidades. No mesmo período do ano passado ocupava apenas a 58º posição e tinha vendido 1.062 unidades. O Golf foi o carro fabricado no Brasil que mais cresceu em vendas este ano.

Entre os importados, o Sentra, da Nissan, teve um crescimento espantoso, embora tenha saído de uma base baixa, de apenas 99 unidades no ano passado. No primeiro trimestre deste ano vendeu 1.884 carros e cresceu portanto 1.803%. O Sportage, com + 819% e o Tucson (+ 212%), vieram a seguir.

Outro destaque entre os fabricados no Brasil foi o da picape Montana, que teve crescimento de 158%, passando da 36º para a 19º posição, com 8.486 unidade vendidas entre janeiro a março.

O Civic fechou o primeiro trimestre como o décimo carro mais vendido do Brasil, com um crescimento de 99% nas vendas, totalizando 14.686 unidades vendidas. No ano passado o carro da Honda ocupava apenas a 15º. posição do ranking.

O destaque negativo ficou por conta do Fiesta. O carro da Ford era o oitavo no ranking, mas perdeu três posições com queda de 21% nas vendas, com um volume de 12.874 unidades vendidas. O Fox também perdeu feio: cresceu bem abaixo da média, apenas 4,7%, perdendo duas posições no ranking.

Confira o ranking abaixo.

Vendas por modelo no primeiro trimestre de 2008 evolução nas vendas e posição no rankig.

Fonte: Auto Informe