Golf R chega como o mais potente da história


por ALBERTO POLO JÚNIOR

Depois de apresentá-lo no Salão de Frankfurt, em outubro do último ano, a Volkswagen começa a comercializar do mais potente Golf de produção da história. O Golf R tem como principal bandeira ser mais potente e econômico que o antecessor, o R32.

O Golf R abre mão de decoração chamativa e tem visual sóbrio

Para isso, a montadora apelou para filosofia do “downsizing”, isto é, construir motores menores e mais leves, porém mais eficientes. No caso do Golf, o motor 2.0 TSI de quatro cilindros e injeção direta de gasolina tomou o lugar do antigo 3.2 V6 (seis cilindros, em “V”) do R32. Equipado com turbo e compressor volumétrico, entrega 270 cv (cavalos) de potência e 35,7 kgfm de torque máximo a 2.500 rpm, contra 240 cv e 32,6 kgfm do antecessor.

Com isso, o consumo médio diminui 21%. Foi dos 9,34 km/l do R32 para 11,76 km/l no novo Golf R. Se a opção for pelo câmbio automatizado DSG, o consumo é ainda melhor: 11,9 km/l. As emissões também caíram consideravelmente. O R32 emitia 255 gramas de dióxido de carbono (CO2) por quilômetro. Já o R solta 199 g/km com câmbio manual e 195 g/km com o DSG.

Mesmo com motor menor, o R é mais potente que o antecessor

Não é porque consome menos que o Golf R tem desempenho pior. A versão manual acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e, a DSG, em 5,5 s. O Golf R32 fazia a mesma prova em 6,5 segundos. Em todos eles a velocidade máxima é a mesma: 250 km/h limitados eletronicamente.

O R é 2,5 centímetros mais baixo do que as outras versões e tem novos amortecedores, molas e estabilizadores. A suspensão também dispõe do sistema DCC, que se adapta automaticamente às condições de piso e ainda permite escolher entre os modos Normal, Sport e Comfort.

Para parar, discos de freio de 345 milímetros na dianteira e 310 mm na traseira. A estabilidade também é garantida pela tração integral 4Motion com controle de estabilidade (ESP), que pode ser desativado. As rodas de série têm 18 polegadas e calçam pneus 225/40.

A cabine do Golf R segue a discrição da carroceria

Por fora, o Golf R é reconhecido pelo para-choque com enormes tomadas de ar, dupla saída de escapamento centralizada. Os faróis bixenônio têm iluminação diurna por LEDs, também aplicados nas lanternas traseiras. Opcionalmente, são oferecidas unidades de 19” com pneus 235/35. O logo R está presente na grade e na tampa traseira. E é só.

O interior também é discreto. O painel traz apliques em alumínio e os mostradores têm ponteiros em azul. A letra R também foi aplicada no volante de três raios e nos encostos de cabeça dos bancos.

Fonte: Interpress Motor