disponível. A versão testada foi a Trendline, de cinco portas, equipada com motor 1.4 litro.
De acordo com a EuroNCAP, o hatchback teve bom desempenho nos testes de proteção a ocupantes adultos. “O compartimento de passageiros se manteve estável durante os ensaios de impacto e a coluna A deslocou menos de 10 milímetros. A proteção oferecida ao manequim do assento do passageiro frontal foi considerada boa para todas as regiões do corpo”. Ainda segundo a instituição, os joelhos e o fêmur do motorista ficaram bem protegidos pelo airbag. “A Volkswagen provou que o equipamento (airbag) é capaz de oferecer o mesmo nível de proteção a ocupantes de diferentes tamanhos ou sentados em variadas posições”.
Nos ensaios de impacto lateral, por sua vez, o carro desviou um pouco do ponto de proteção ao tórax do motorista. “A VW vem aprimorando a posição do airbag lateral com objetivo de atender a todos os tipos de ocupantes”, ponderou a EuroNCAP, que avaliou a proteção contra o efeito chicote – movimento sofrido pelo pescoço dos ocupantes durante colisões e que pode provocar lesões na coluna cervical – do Golf como satisfatória.
O Golf VI alcançou pontuação máxima nos testes de segurança infantil, que usam manequins de crianças de 18 meses e três anos de idade. O mesmo ocorreu nas avaliações de segurança de pedestres, apesar de a proteção em casos de atropelamento de adultos ter sido classificada como pobre. O fato de o Golf VI ter controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série para todas as versões, assim como aviso de afivelamento do cinto de segurança para motorista e passageiro, também pesou na avaliação.
Novas regras
Desde o mês passado, os testes veiculares realizados pela EuroNCAP obedecem a novos critérios de avaliação. Anteriormente, a classificação geral obtida pelo veículo seguia a pontuação acumulada em três categorias distintas de proteção: de ocupantes adultos, de crianças e de pedestres. O nível de segurança em cada um desses quesitos era graduado com estrelas, sendo uma estrela a nota mínima e cinco, a máxima. Esse sistema foi mantido, mas a partir desse ano, além dos três parâmetros, os carros passam a ser avaliados de acordo com os equipamentos de segurança disponíveis. E o resultado final passa a ser graduado com estrelas.
A análise do efeito dos impactos nos manequins também ficou mais rigorosa. Ela passa a obedecer uma graduação de cinco cores – verde para boa, amarela para adequada, laranja para satisfatória, marrom para fraca, e vermelha para pobre. Nos carros, a escala limita-se a três cores: verde para boa, laranja para satisfatória e vermelha para pobre.
As novas regras também incorporam ensaios de impacto traseiro – para analisar a proteção contra o efeito chicote – e a existência de dispositivos como o controle eletrônico de estabilidade e limitadores de velocidade. O novo regulamento valem para os próximos três anos.
Sobre o Golf VI
A sexta e última geração do Golf foi apresentada pela Volkswagen em setembro do ano passado nas confirgurações de três e cinco portas. A gama de motores é formada por blocos 2.0 litros, turbo de quatro cilindros e 16V, a diesel, de 110 cavalos de potência e 140 cv; e a gasolina, também de quatro cilindros, 1.6 l, de 102 cv, e 1.4 l, de 122 cv e 160 cv. As opções de transmissão podem ser manual de cinco ou seis marchas ou automática DSG, de sete velocidades.
Entre os equipamentos de segurança de série do modelo figuram o controle eletrônico de estabilidade (ESP), sete airbags, controle eletrônico de distância, assistência de estacionamento, controle adaptativo do chassi e câmera traseira.
Fonte: Carsale