Governo alemão quer criar nova “Lei VW”

Por Alberto Cataldi
Não demorou muito para a Porsche voltar a ter problemas com a Volkswagen. A marca de esportivos havia conseguido que a corte européia revogasse a chamada “Lei Volkswagen”, que impedia que o grupo fosse tomado por outra empresa. Agora, a Baixa Saxônia está rediscutindo a revogação, com planos de criar uma nova lei que volte a proteger a VW. O ministro da justiça da Alemanha apresentou proposta de um novo regulamento, que voltaria a impedir que a Porsche comprasse mais do que 31% das ações da montadora e manteria o governo local como acionista majoritário.

A Porsche já entrou em contato com o ministro, pedindo que o novo ato de proteção seja retirado da pauta. O chefe executivo da marca, Wendelin Wiedeking, e o chefe de finanças, Holger P. Harter, declararam em uma carta que os planos do ministro são inconsistentes em relação à decisão tomada pela corte européia. Os executivos também questionaram a razão para a VW receber regras tão extensas e limitantes em comparação a outras empresas alemãs.

Ainda na opinião de Wendelin e Holger, qualquer proposta de proteção corporativa deveria ser discutida pelos representantes do setor econômico antes de ser levada adiante. A porsche termina a carta confiante, afirmando que não acredita que o governo federal apóie a iniciativa.

Fonte: Auto Esporte