Governo japonês faz novo diagnóstico pessimista sobre a economia

Da AFP

O governo do Japão voltou a agravar nesta segunda-feira o diagnóstico sobre o estado da economia nacional e afirmou, pela primeira vez em sete anos, que a situação piora, ao mesmo tempo em que os dados oficiais mostram uma queda recorde das exportações em novembro.

“Aparentemente a economia seguirá piorando”, adverte o relatório mensal do Executivo nipônico, que destaca uma forte queda da produção industrial e dos resultados das empresas.

O Japão, segunda maior economia mundial, entrou oficialmente em recessão no terceiro trimestre do ano. Em novembro registrou uma queda de 26,6%, em ritmo anual, nas exportações e o segundo déficit comercial mensal consecutivo.

O informe mensal é pela terceira vez consecutiva mais pessimista que o anterior, em conseqüência do agravamento da crise econômica e financeira mundial.

A degradação da balança comercial foi provocada pela redução da demanda nos Estados Unidos, Europa e até mesmo na China, onde são preparados muitos produtos japoneses destinados aos países ocidentais.

Fonte: Diário do Grande ABC