GPS inteligente reduz a velocidade do veículo

Aparelho “freia” o carro automaticamente quando se passa do limite da via

As autoridades australianas irão avaliar, em julho de 2009, um GPS inteligente capaz de reduzir a velocidade do carro quando o motorista ignora o alerta sobre o limite de velocidade da pista. Em testes no estado de New South Wales, o dispositivo atua emitindo primeiro um sinal e, em seguida, cortando parte da injeção de combustível no motor, o que reduz seu rendimento e a resposta do carro ao se pisar no acelerador.

No entanto, os oficiais de New Wales afirmam que, em caso de emergências, como a necessidade de se fazer ultrapassagens, é possível desativar o sistema rapidamente. Eric Roozendaal, ministro dos transportes de Wales, aposta que a tecnologia irá diminuir as mortes no trânsito. “Excesso de velocidade é a causa de 40% dos acidentes fatais no estado, matando 139 pessoas em 2007. O GPS pode diminuir esse número”.

O dispositivo será avaliado em 100 veículos por 18 meses, e o custo do programa será de 1 milhão de dólares australianos (cerca de R$ 1,5 milhão). Outros dois estados, Western Australia e Victoria, já manifestaram interesse em experimentar o aparato no futuro.

Por Felipe Tau
Fonte: Terra Carro online