Gráficos das montadoras em alta também em 2008

Os bons ventos que animam o setor automotivo devem continuar a soprar no ano que vem. A avaliação é de executivos do setor. O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, trabalha com uma expectativa de nova alta de 15% para as vendas em 2008, depois da “alta surpresa” de 28% em 2007.

O presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Belini, espera a mesma evolução para o mercado de automóveis comerciais leves em 2008, embora diga que há espaço para alta de até 20% nas vendas. O cenário leva em conta a manutenção das condições macroeconômicas: “Existe espaço para crescer. Basta ter crédito.” A Volks também anunciou ontem a ampliação de 28% no volume de investimentos previstos para o Brasil no período entre 2008 e 2011, para um total de R$ 3,2 bilhões.

Segundo o executivo, dois terços desse montante serão aplicados no desenvolvimento e lançamento de novos produtos e um terço do valor em aumento de capacidade das três unidades da empresa no País, com destaque para as fábricas de São Bernardo e Taubaté. Inicialmente, a empresa programava aportes de R$ 2,5 bilhões para o Brasil neste período.

Para o presidente da Fiat, não há risco de uma crise parecida com a que ocorreu no âmbito imobiliário nos Estados Unidos. Segundo ele, os bancos brasileiros estão preparados para fazer uma adequada análise de crédito e destacou que as instituições são conservadoras. “Não acredito que haja risco. Além disso, a legislação brasileira é moderna e permite a retomada do bem em caso de inadimplência”, afirmou. (AE)

Fonte: Diário do Comércio