Grupo Effa quer vender 35 mil carros no Brasil


Carsale – O grupo Effa, representante das marcas chinesas Effa e Lifan no Brasil, tem como objetivo vender 35 mil carros no País até o fim de 2011. A meta prevê a entrega de 20 mil carros com o escudo da Effa e mais 15 mil veículos da Lifan. De janeiro a abril deste ano, as vendas do grupo, no atacado (da importadora para as revendas), somaram 5.336 exemplares, gerando crescimento de 430,9%, em relação às 1.005 unidades acumuladas no mesmo período de 2010. Deste total, a Effa Motors respondeu por 4.068 unidades, enquanto a Lifan comercializou 1.268 carros.

Para que o objetivo da importadora seja concretizado em oito meses (de maio a dezembro), as duas marcas precisam fazer com que os consumidores brasileiros absorvam 29.664 veículos. Detalhando os cálculos, em média, as vendas mensais precisam alcançar 3.708 unidades – no primeiro quadrimestre, a média ficou em 1.334 veículos.

A chegada das chinesas

A chinesa Effa chegou ao Brasil em maio de 2008, época em que estreou com o compacto M100 além da linha de utilitários composta pelos modelos Effa Hafei Picape Cabine Simples, Effa Hafei Van e Effa Hafei Furgão. Em outubro de 2010, a linha de produtos foi ampliada com a chegada da Effa Hafei Picape Cabine Dupla e Effa Hafei Picape Baú. E a Lifan também aproveitou o mês de outubro do último ano, quando foi aconteceu o Salão do Automóvel de São Paulo, para apresentar-se aos brasileiros e iniciar as vendas do hatchback 320 e do sedã 620. A rede de concessionárias da Effa é formada por 84 lojas, enquanto a Lifan conta com 22 revendas.

Fonte: Carsale