Grupo Fiat é dividido em duas empresas


Fiat e Fiat Industrial serão autônomas

Da redação

A Fiat fez hoje um anúncio que já era esperado há alguma semanas, ao separar o grupo em duas empresas. A divisão gerou dois grupos praticamente autônomos: Fiat SpA, que cuidará da divisão automotiva, como a própria Fiat, Alfa Romeo, Lancia e Maserati; já a Fiat Industrial SpA, cuidará de caminhões, veículos comerciais, equipamentos agrários e de construção, como Iveco, Case New Holland e Irisbus.

Com a separação, as “Fiats” passam a contar com logos diferentes e selos individuais na listagem de ações da bolsa de Milão. O próximo passo deverá ser a fusão dos grupos Fiat SpA e Chrysler, este último já sob controle da italiana desde que ela adquiriu maioria acionária ano passado.

O que fica ainda mais incerto com o anúncio é o futuro da Ferrari. Segundo relatórios de mercado, a aquisição da Chrysler pela Fiat e sua subsequente reestruturação está exigindo mais custos do que o previsto, o que poderá custar a propriedade sobre a marca de superesportivos e sua equipe de Fórmula 1. Os acionistas da Fiat discutem a possibilidade de vender a Ferrari em partes.

O grupo ainda não divulgou como a separação afetará as divisões internacionais da Fiat, como a subsidiária brasileira.

Fonte: Auto Esporte