Grupo SHC une Peugeot a lojas Citroën

 Inaugura no Rio duas concessionárias que compartilham oficinaPEDRO KUTNEY, ABNova concessionária Peugeot do Grupo SHC na Barra da Tijuca, no Rio, com loja Citroën bem ao ladoO Grupo SHC, do empresário Sérgio Habib, inaugurou na quinta-feira, 21, no Rio de Janeiro RJ, suas duas primeiras concessionárias Peugeot, bem ao lado de lojas da Citroën na Barra da Tujuca e em Botafogo que pertenciam à organização e vão compartilhar os mesmos escritórios e oficinas, dentro do chamado modelo “Y” que a PSA Peugeot Citroën começou a implantar no Brasil em 2014. Segundo a PSA, já existem 15 pontos de venda operando dessa forma no País, vendendo carros das duas marcas do grupo PSA em espaços vizinhos, como estratégia para aumentar sinergias e reduzir custos. Não existe objetivo definido de quantas concessionárias passarão a operar nesse formato, mas o processo vem sendo acelerado com o aprofundamento da retração do mercado e perda de participação que as duas marcas vêm sofrendo. “Esse é um modelo já uma realidade mundial no grupo, para utilizar a sinergia de custos de estrutura. Nos locais onde essa estratégia for viável vamos fazer”, disse Ana Theresa Borsari, diretora geral da Peugeot no Brasil, em entrevista a Automotive Business na quarta-feira, 20. No caso das duas concessionárias Peugeot do Grupo SHC no Rio, existe o simbolismo de Sérgio Habib ter seu nome intimamente ligado à Citroën. O empresário foi o importador oficial que, logo após a abertura das importações de veículos nos anos 1990, construiu para a marca imagem premium que não existe em nenhum outro lugar do mundo, multiplicou rapidamente as vendas e assim foi convidado a ser o primeiro presidente da empresa no Brasil, já como fabricante. Mesmo após sua saída da presidência, em meados dos anos 2000, Habib continua sendo o maior concessionário Citroën no mercado brasileiro. Agora a Peugeot, marca irmã na mesma companhia, após 20 anos quer também aproveitar a competência atribuída a Habib de bom vendedor de carros, dentro da estratégia dual brand agora adotada pela PSA no Brasil. A loja Peugeot do Grupo SHC no bairro de Botafogo é a maior das duas inauguradas, tem área de quase 1.500 m² apenas para abrigar o showroom de veículos novos e seminovos. Nos fundos, ficam os escritórios e oficinas comuns que já eram usados pela concessionária Citroën do grupo na rua ao lado, separada da Peugeot por um posto de gasolina na esquina. Já na revenda da Barra da Tijuca as duas marcas ficam lado a lado, separadas por uma parede, com espaço de exposição de veículos para cada uma de cerca de 1.200 m².REESTRUTURAÇÃO DA REDE As duas novas concessionárias Peugeot no Rio ainda são parte da reestruturação da rede que vem sendo promovida pela marca no Brasil desde 2014, com o descredenciamento de alguns representantes e fechamento de lojas, para a nomeação de novos concessionários e abertura de novos pontos. O objetivo é trazer para as lojas consumidores com maior poder aquisitivo. A Peugeot deixou de fabricar carros no segmento de entrada do mercado brasileiro, seu modelo mais barato hoje é vendido acima de R$ 46 mil. “Mais do que um grande número de concessionárias, trabalhamos com parceiros de qualidade, que representem bem a Peugeot e proporcionam uma experiência única ao cliente”, disse Ana Theresa. Com a abertura dos novos pontos a capital fluminense passa a contar com seis revendas da marca. Atualmente, a rede soma 108 lojas, além de 16 pontos de assistência técnica. GRUPO SHC“O Grupo SHC está entusiasmado com o início dessa parceria com a Peugeot, que possui uma linha moderna e atrativa ao consumidor brasileiro. Destaco também o fato de essa estreia ocorrer no Rio, que é um mercado que conhecemos muito bem e temos uma atuação historicamente consistente com as 11 concessionárias de outras
Fonte: Automotive Business