Grupo Volkswagen anuncia mudanças estruturais para agilizar decisões

O Grupo Volkswagen é uma companhia gigante buscando soluções para agilizar a tomada de decisão para poder se adequar mais rapidamente às mudanças da indústria automobilística. Diante da necessidade de respostas e ações mais rápidas, a fabricante anunciou estar reestruturando suas operações no mundo.

A partir de agora, cada uma de suas principais marcas (Volkswagen, Audi, Seat, Skoda) será responsável por cuidar da estratégia e dos produtos de uma região específica do globo. Isso significa que a empresa poderá tomar decisões desentralizadas do Conselho de Administração do Grupo, sediado em Wolfsburg, na Alemanha. Até então, grande parte das decisões eram tomadas por lá.

Com a nova estrutura, a Volkswagen passa a ser responsável pela América do Norte, América do Sul e região Subsaariana.

Já a Seat será responsável pelo mercado no norte da África, enquanto a Skoda responderá pelos mercados da Rússia e da Índia. A Audi, por sua vez, coordenará o Oriente Médio e a região da Ásia-Pacífico, exceto a China, que por ser o maior mercado do grupo no mundo ficará sob responsabilidade do board.

Com o rearranjo, o objetivo é atribuir responsabilidade às regiões e adequar a gama de modelos aos requisitos relevantes do mercado e às necessidades dos clientes de forma rápida e eficaz, com base nos conhecimentos e competências regionais e através da cooperação intensiva com os parceiros locais.