Honda Amaze e HR-V atualizado têm registros de patente no Brasil

Honda Amaze e HR-V atualizado têm registros de patente no Brasil

A Honda fez dois registros de patente no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) recentemente. A primeira é relacionada com o sedã compacto Amaze. O modelo agora está em sua segunda geração, incorporando parte do estilo do novo Accord americano, mas mantendo o comprimento total em 3,99 m de comprimento, visto que esse é o limite para incentivos fiscais na Índia.

Tanto o antigo quanto o novo passaram bem longe do Brasil, sendo vendidos em mercados do Sudeste Asiático, Índia e África do Sul. A plataforma é a mesma da próxima geração do Brio, subcompacto que também foi desenvolvido para a região e que chegou a ser cogitado no Brasil, mas os planos mudaram. E agora, será que vem?

Honda Amaze e HR-V atualizado têm registros de patente no Brasil

Provavelmente não. O segmento de sedãs compactos no Brasil já está bem servido e a Honda mantém duas plantas de produção para vender produtos de maior valor agregado, como City e Fit. No caso do Amaze, sua proposta é de custo muito mais baixo e desenvolvido para a realidade das regiões citadas.

Além disso, e tempos de crise e sem Rota 2030 oficializado, a montadora japonesa não deve apostar em volume ou tentar seguir o exemplo da Toyota, ainda mais diante da mudança estratégica recente da rival nipônica, que subiu de nível, o mesmo onde a Honda está com o City. Aqui, só falta mesmo um hatch compacto de fato para a empresa, que assim atuaria como um rival direto de Polo, Argo e Yaris. Então, a patente do Amaze surge mais como uma proteção de direitos de produto, comum no mundo industrial.

Honda Amaze e HR-V atualizado têm registros de patente no Brasil

 

Porém, nem sempre é assim e a outra patente da Honda no INPI confirma isso. Essa se trata do HR-V atualizado, modelo já vendido no mercado internacional e que resta chegar ao brasileiro. Foram registradas as peças que compõe o facelift do crossover, que receberá mudanças no conjunto ótico das versões mais baratas, recebendo estas luzes diurnas em LED e novos projetores internos.

Grade e para-choque ficarão mais volumosos e retocados, como visto no modelo asiático. O Honda HR-V naturalmente deverá manter a opção de faróis full LED na versão topo de linha e quem sabe até desloque o conjunto para a EXL, ficando assim em conformidade com Fit e City. As lanternas traseiras também terão lentes repaginadas, mas o formato permanece o mesmo. Não é esperada alteração mecânica, o que só deve acontecer na próxima geração com o uso do motor 1.5 VTC Turbo com 150 ou 173 cavalos.

[Fonte: G1]

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