Honda anuncia fábrica para baterias de lítio

As principais fabricantes de veículos do mundo iniciaram uma corrida para o desenvolvimento de baterias para atender o projeto de veículos híbridos ou puramente elétricos.

Agora é a vez da Honda anunciar que a Blue Energy, sua joint venture com a companhia GS Yuasa, está empenhada na construção de uma fábrica de bateriais de lítio para veículos híbridos em Fukuchiyama, província de Kyoto, no Japão.

O investimento inicial será de R$ 6 bilhões. O início das atividades está programado para o segundo semestre de 2010, com o fornecimento de baterias para o Insight, considerado pela Honda o primeiro híbrido comercializado na indústria automotiva.

A segunda versão do Insight foi apresentada no final de 2008, com o objetivo de ser o modelo mais acessível da categoria. A Honda reduziu custos em componentes do sistema híbrido IMA (Integrated Motor Assist — Motor de Assistência Integrado), que utiliza como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes, auxiliado por outro elétrico.

Fonte: Automotive Business