Honda Civic: fim da produção no Brasil em 2022?

Honda Civic: fim da produção no Brasil em 2022?

Fonte / Noticias Automotivas

Em produção há 23 anos no Brasil, o Honda Civic está chamando atenção da imprensa nacional nestes dias, com a possibilidade de fim de sua fabricação no país em 2022.

A informação vem do site Autoo, que fala do encerramento da produção da atual geração 10 do modelo, que é atualmente o maior carro feito pela Honda no país.

O Honda Civic é um carro que vem sendo produzido no Brasil desde 1997 e foi o único modelo feito no país até 2003, quando surgiu o Fit, seguido dos modelos City, HR-V e WR-V.

Atualmente feito em Sumaré, interior de São Paulo, o Civic é um carro que ajudou a construir a boa imagem da Honda no mercado nacional e agrega as principais tecnologias do fabricante por aqui.

A saída do Civic só teria relação com os custos de produção e vendas, cujo segmento sofre pressão de crossovers e SUVs, restando assim apenas a linha de compactos com base na plataforma do Fit.

Nesse caso, o Novo City será o principal sedã, assim acompanhado da versão hatch e com companhia do novo Fit, WR-V e o próximo HR-V. Existe a possibilidade ainda do ZR-V.

Honda Civic: fim da produção no Brasil em 2022?

No mercado internacional, a Honda encerrará a produção do Civic na Turquia (sedã), enquanto o Reino Unido perderá a fábrica de Swindon em 2022 (hatch).

Concentrando a produção nos EUA e Canadá, visto que o Japão deixou de fabricá-lo há algum tempo, o Honda Civic em sua nova geração adotou um perfil mais conservador e unificou a carroceria com o hatch.

Isso reduzirá ainda mais os custos de produção, porém, no Brasil o segmento de hatches médios está quase em extinção, o que não compensaria adicionar um segundo modelo derivado do sedã.

Sem o Civic, a Honda terá pela primeira vez um portfólio inteiramente de carros compactos feitos no Brasil, algo só visto em mercados do Sudeste Asiático.