DCI | | 28/7/2008
SÃO PAULO – A japonesa Honda Motor e a alemã Audi viram seus lucros subirem mesmo depois de os altos preços da gasolina terem corroído os ganhos das principais montadoras mundiais.
A Honda verificou entre abril e junho lucro líquido de 179,6 bilhões de ienes (US$ 1,7 bilhão), um crescimento de 8,1% na comparação com período correspondente do ano passado, quando obteve 166,117 bilhões de ienes.
A receita da montadora japonesa somou 2,867 trilhões de ienes (US$ 26,9 bilhões), com queda de 2,2% ante os três meses findos em junho de 2007, em razão basicamente do efeito da taxa de câmbio.
As vendas de veículos da Honda totalizaram 962 mil unidades, o que representa um acréscimo de 1,7%. No Japão, foram comercializadas 128 mil unidades no trimestre, ou 5,9% a menos do que um ano antes. No exterior, foram vendidos 834 mil veículos, um aumento de 3%, devido a uma elevação na demanda na Ásia e em outras regiões incluindo o Brasil.
Para o ano fiscal que termina em março de 2009, a montadora japonesa espera lucro líquido 18,3% mais enxuto, de 490 bilhões de ienes, e receita 1,1% maior, de 12,130 trilhões de ienes, frente ao exercício fiscal antecedente.
“Este resultado foi uma surpresa e ajudará nos resultados da Honda para o ano todo”, disse Ichiro Takamatsu, chefe de investimentos da Alphex Investments Co. “A companhia tem uma das marcas mais fortes na Ásia e teve a melhor performance na América do Norte, onde todo mundo registrou perdas significativas”, acrescentou Takamatsu.
Audi
O lucro líquido da Audi – divisão de veículos de luxo do grupo Volkswagen – subiu 37% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2007, para US$ 1,460 bilhão.
A Audi informou na sexta-feira em comunicado que o faturamento subiu 0,1% nos seis primeiros meses do ano, para US$ 27,297 bilhões, em comparação com os números do ano anterior, devido a efeitos das taxas de câmbio pelo enfraquecimento do dólar e da libra esterlina.
A fabricante alemã informou ainda que suas vendas cresceram 1,4% entre janeiro e junho, para 516.211 veículos.
O diretor executivo da Audi, Rupert Stadler, disse que a fabricante pretende negociar mais de um milhão de veículos até o fim deste ano. Este volume é 3,7% mais elevado do que o comercializado pela fabricante alemã em todo o ano passado, ainda de acordo com Stadler.
Fonte: Webtranspo