Honda nacionaliza produção de blocos e cabeçotes de motores


Investimento da marca japonesa atingiu R$ 130 milhões

Renata Viana de Carvalho

O Brasil passou a fazer parte do restrito grupo de fábricas da Honda que produzem motores – até maio, a produção era restrita a Japão, China, Tailândia, EUA e Canadá. A divisão de Power Train, responsável pela usinagem e fundição de blocos e cabeçotes, foi construída em uma área de 13.500 m2 junto às instalações da marca em Sumaré, no interior de São Paulo.

Operando em três turnos, ele tem capacidade produtiva de 12.500 unidades mensais. Para o segundo semestre de 2009 já está confirmada a inauguração de uma nova linha de montagem dos motores, que ampliará a produção para 16.300 unidades/mês. Parte do volume será destinada ao abastecimento da futura fábrica da Honda na Argentina.

Para inaugurar o setor de Power Train, a marca japonesa investiu R$ 130 milhões. De acordo com a Honda, um dos fatores que viabilizou o projeto foi o aumento do volume da produção brasileira, que atingiu 107.180 modelos em 2007 e é estimado em 137.151 para este ano.

Curiosidades A Honda montou sua fábrica brasileira em outubro de 1997. No ano seguinte, produziu 30 unidades/dia. Em 2005, o volume era de 240 modelos por dia e em 2007 saltou para 550 unidades diárias. A expectativa é de que o número chegue a 650.

A maioria dos componentes do motor, além do cabeçote e do bloco, é fornecida por empresas brasileiras.

Em respeito ao meio ambiente, o setor de Power Train foi equipado com dutos para recolher resíduos que serão encaminhados para reciclagem. Exemplos disso são o óleo contaminado, que vira graxa, e a areia usada na fundição, que tem as impurezas retirada para ser reaproveitada.

Fonte: Auto Esporte