Hyundai confirma segunda fábrica no Brasil

Linha de montagem produzirá modelos bicombustíveis compactos.

Agência O Globo – 17/9/2008 – 10:11

SÃO PAULO – A Hyundai Motor confirmou nesta quarta-feira (17), em Seul, a construção de mais uma fábrica no Brasil, desta vez no estado de São Paulo, com capacidade anual de 100 mil veículos. A montadora sul-coreana, em parceria com o grupo brasileiro CAOA (importador oficial da marca), já possuiu uma planta na cidade de Anápolis (GO), inaugurada em abril deste ano, que produz o minicaminhão HR e de onde sairá o SUV Tucson nacional, a partir de 2009.

O porta-voz da Hyundai não confirmou o local específico da nova fábrica, mas as negociações com o governo federal indicam que a cidade de Piracicaba será a escolhida. A montadora também não informou detalhes sobre a nova unidade, mas o jornal Maeil Business publicou que a fábrica produzirá veículos bicombustíveis compactos e que a planta será completada em 2011. A expectativa é de que saiam 100 mil unidades por ano da nova linha de produção.

Nela, além de modelos da própria Hyundai, deverão ser fabricados carros da subsidiária Kia Motors. As duas marcas sul-coreanas juntas formam a quinta maior montadora do mundo. A decisão de ampliar a participação da empresa no Brasil aproveita o rápido crescimento latino-americano em um momento de recuo de mercados importantes como os Estados Unidos.

Fonte: Diário do Comércio