Hyundai HB20 já está entre os 10 mais vendidos do País

Na primeira quinzena de novembro foram vendidos 3.902 carros. Lista de espera chega a março

PEDRO KUTNEY, AB

HB20: lista de espera vai até março de 2013
O Hyundai HB20, que chegou às concessionárias em outubro, confirmou este mês sua condição de fenômeno de vendas no mercado brasileiro. Somados os emplacamentos do registro nacional de veículos, o Renavam, de 1º a 19 de novembro o modelo entrou na lista dos 10 carros mais vendidos do País, na nona posição, com 3.902 unidades licenciadas, segundo os dados compilados pela associação dos concessionários, a Fenabrave, divulgados na terça-feira, 20. O volume já é maior do que os 3.312 veículos vendidos no mês passado inteiro.

As vendas da primeira metade de novembro colocam o HB20 à frente de vários concorrentes tradicionais no segmento de hatches pequenos, como Renault Sandero, Ford Fiesta e Ka. Nas pouco mais de 100 concessionárias que vendem o modelo, a lista de espera vai até março de 2013, segundo a Hyundai, que começou a fabricar o carro em Piracicaba SP no fim de setembro, precisou colocar o segundo turno de trabalho em operação três meses antes do previsto e, ainda assim, não consegue dar conta de todas as encomendas dos interessados.

O HB20 também está bem à frente de outro concorrente que chegou ao mercado praticamente ao mesmo tempo, o Toyota Etios hatch. Em outubro foram emplacadas 1.112 unidades do modelo. De 1º a 19 de novembro as vendas somaram 660, o que colocou o Etios na 35ª posição entre os automóveis mais vendidos no País, segundo o ranking da Fenabrave referente à primeira metade deste mês.

O desempenho do HB20 representou mais da metade de todos os emplacamentos da Hyundai no Brasil na primeira metade de novembro 7.340 unidades, o que fez a marca coreana subir para a sexta posição no ranking das mais vendidas entre os dias 1º e 19, com participação de quase 5%, encostando na Renault, quinta colocada com 6,26% no período.

Fonte: Automotive Business