Hyundai inaugura fábrica de US$ 1 bilhão na China

Planta no país asiático faz parte da estratégia agressiva adotada pela montadora

A fabricante sul-coreana Hyundai provou nesta semana que não está para brincadeira no cenário automotivo mundial, principalmente no mercado da China. Aproveitando o contexto, a montadora inaugurou uma planta avaliada em US$ 1 bilhão em parceria com a chinesa Beijing Automotive (vale lembrar que empresas multinacionais não podem se instalar no país sem um sócio ou parceiro chinês).

O objetivo primordial da Hyundai é aumentar em 65%, ou 100 000 unidades, a venda do novo Elantra no país asiático. Isso equivale a 380 000 carros vendidos neste ano contra 230 000 comercializados em 2007. Segundo Jake Jang, porta-voz da Hyundai, “o mercado chinês pode se tornar maior que o dos EUA em três anos”.

A nova fábrica chinesa da Hyundai também servirá de base para produzir modelos de baixo custo que serão exportados para outros países por volta de 2010. Dentre esses veículos, está um sedã de baixo custo, até agora conhecido pela sigla RB, previsto para custar entre US$ 5 000 e US$ 6 000 (cerca de R$ 8 500 e R$ 10 000, respectivamente).

Porém, alguns especialistas internacionais questionam as boas previsões da marca sul-coreana e usam como argumento a queda nas vendas de veículos na China nos últimos dois anos, visto que, em 2006, foram vendidos 290 000 carros contra 230 000 em 2007. De acordo com eles, seria mais interessante a Hyundai cortar custos e oferecer novos produtos no mercado ao invés de investir na produção local de seus modelos.

Por César Tizo
Fonte: Terra-Carro Online