Hyundai-Kia: Navio com 4 mil carros vira na costa dos EUA

Hyundai-Kia: Navio com 4 mil carros vira na costa dos EUA

Um navio sul-coreano chamado Golden Ray, que transportava 4,2 mil carros, virou e pegou fogo no litoral do estado americano da Georgia. Ele estava transportando veículos das marcas Hyundai e Kia, tendo saído do porto de Brunswick rumo à Baltimore.

Pouco depois de suspender do porto da Georgia, o Golden Ray emitiu um alerta de incêndio para a Guarda Costeira americana (USCG), mas quando as equipes de resgate chegaram ao navio, constataram que o mesmo havia virado.

Dos 27 tripulantes, 20 foram resgatados imediatamente, incluindo o comandante do Golden Ray, mas quatro ficaram presos na casa de máquinas, sendo retirados da embarcação algumas horas depois. No entanto, três membros da tripulação estão desaparecidos, sendo todos sul-coreanos.

Hyundai-Kia: Navio com 4 mil carros vira na costa dos EUA
O Golden Ray zarpou originalmente na Coreia do Sul e tinha como destino final o Oriente Médio, levando uma frota de carros das duas marcas asiáticas. Como é normal em operações de navegação comercial entre continentes, o navio do tipo “Ro-Ro” fez escalas em portos americanos. 

Esse tipo de embarcação pode levar milhares de carros de uma vez e geralmente nem tudo que ele leva sai do porto de origem e chega ao destino, sendo embarcados ou desembarcados nas escalas. Nesse caso, provavelmente o Golden Ray havia embarcado carros na Georgia, onde a Kia tem fábrica em West Point, devendo deixar carros em Baltimore, rumando posteriormente para seu destino final.

Ainda não se sabe as causas do incêndio e nem como o Golden Ray virou. O navio continua nessa posição há alguns dias e têm causado transtornos na operação do porto de Brunswick, que é o principal da Georgia. O terminal chegou a ser fechado para operações marítimas, mas já foi liberado parcialmente para o trânsito de navios.

Com 71 mil toneladas métricas, o Golden Ray tem 200 m de comprimento. Quase 200 pessoas isolam a área até que se possa remove-lo do local, algo vital para a liberação completa do tráfego marítimo na região. Não se sabe se toda ou parte da carga pode ser salva.

[Fonte: AJC]

Agradecimentos ao Sérgio Quintela.

© Noticias Automotivas. A notícia Hyundai-Kia: Navio com 4 mil carros vira na costa dos EUA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.