Hyundai pode instalar fábrica no RS. Guaíba tenta de novo.

Primeiro foi a Ford, que desistiu do projeto de levantar fábrica em Guaíba, RS, e levou a unidade para Camaçari, na Bahia. A Toyota foi a segunda tentativa da cidade, mas tudo leva ao entendimento de que a montadora japonesa optará por instalar sua nova planta brasileira no Interior de São Paulo (veja texto abaixo). Agora a Prefeitura de Guaíba aposta suas fichas na Hyundai, que confirmou intenção de instalar operação no Brasil. Segundo fontes a montadora planeja investir R$ 1,2 bilhão e iniciar a produção em 2010, com capacidade para 100 mil automóveis/ano.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Victório Menegotto, assegura que Guaíba é candidata a receber o investimento sul-coreano. Observa que existe espaço no terreno de 936 hectares onde seria instalado o complexo da Ford e que atualmente abriga o centro de distribuição da Toyota. “A área está terraplenada e apta a receber não só a unidade da Hyundai, mas também a fábrica da Toyota.”

Menegotto afirma que a logística é uma das vantagens de Guaíba: o local destinado à fábrica permite acesso à hidrovia para escoar a produção pelo Porto de Rio Grande. A cidade também concorre com Charqueadas, localizada mais ao centro do Estado e que abriga fábricas como a Gerdau Aços Especiais e a GKN, ambas fornecedoras do setor automotivo.

O Rio Grande do Sul disputa o investimento da Hyundai com os estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. De acordo com o chefe da Casa Civil do Estado, Luiz Fernando Záchia, as negociações tiveram início há mais de um ano, mas são mantidas em sigilo por conta de acordo de confidencialidade assinado com a montadora.

Contra o Rio Grande do Sul pesa a séria crise financeira do Estado, que limita a possibilidade de incentivos fiscais para atrair empresas e a contrapartida de serviços necessários à execução do projeto.

(Roberto Hunoff, de Caxias do Sul, RS)

Fonte: Boletim Autodata