Hyundai vai produzir o i20 no Brasil

Com porte de Polo e Punto, hatch será o primeiro a sair da fábrica de Piracicaba (SP), em 2011

Glauco Lucena

Enquanto muita gente teme uma invasão chinesa, quem vem para valer para o mercado brasileiro são os coreanos. Começando com a Hyundai, que já faz sucesso com modelos importados. A marca anunciou na semana passada que vai produzir carros de passeio em Piracicaba, interior de São Paulo. Pelo que apuramos, o modelo escolhido é o i20, que será lançado na semana que vem, durante o Salão de Paris.

O i20 é um hatch compacto do porte do VW Polo e do Fiat Punto. Exatamente os carros que o diretor da marca para América do Sul e Caribe, Woong Sik Oh, disse a Autoesporte que quer combater com o primeiro carro da marca feito em Piracicaba. O início de produção está programado para 2011, num volume de 100 mil carros/ano. Até o fim da próxima década a empresa espera triplicar esse volume anual, com o lançamento de novos produtos. As informações técnicas do i20 só serão conhecidas na semana que vem, mas para o Brasil é certo que todos os propulsores queimarão gasolina e álcool.

O executivo garantiu ainda que a chegada da própria Hyundai ao Brasil não muda em nada a relação com o representante da marca, o Grupo Caoa. “Ele continua sendo nosso distribuidor, e a fábrica em Anápolis, Goiás, é 100% dele”. Segundo Sik Oh, a planta goiana continuará produzindo o caminhão HR e, a partir de abril, montará o jipe Tucson em CKD (as peças virão desmontadas da Coréia do Sul). Outros utilitários poderão ser feitos por lá, enquanto os carros de passeio se concentrarão no interior paulista.

Fonte: Auto Esporte