Importados: Abeifa reivindica redução do imposto de importação

Importados: Abeifa reivindica redução do imposto de importação

Por / Notícias Automotivas

A Abeifa, associação que reúne importados de veículos e alguns fabricantes, pede ao governo federal uma redução no imposto de importação de 35% para 20%. Com o dólar acima de R$ 5,00, o setor sofreu grande impacto em 2020, ainda mais com a pandemia de coronavírus.

João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, diz:

“Desde o início de nossa gestão à frente da entidade, a partir do dia 16 de março último, temos enfatizado que o setor de veículos importados não suportaria período prolongado de pressão sobre os preços praticados em reais ocasionada pela valorização contínua das principais moedas estrangeiras, notadamente o dólar e o euro. Passados quase oito meses, o setor está no limite da exaustão financeira. Algo precisa ser feito para aliviar os grupos empresariais nacionais e, com isso, proteger redes de concessionários e empregos do setor, evitando que os consumidores brasileiros de carros importados fiquem desassistidos de peças, componentes e serviços de pós-vendas”.

Importados: Abeifa reivindica redução do imposto de importação

A Abeifa destaca que 72% de todos os importados vêm do Mercosul e México, entrando sem tarifas. Já as importações de outras origens representam apenas 3% das vendas nacionais, contudo, o setor emprega 17,5 mil pessoas e arrecada R$ 1,2 bilhão em impostos.

Quanto à alíquota de 20%, ela é equivalente a TEC (Tarifa Externa Comum do Mercosul). Oliveira argumenta: “Esse cenário nos impõe um pleito inadiável. Precisamos que a alíquota do imposto de importação, hoje dos atuais 35%, seja reduzido a 20%, o equivalente à TEC do Mercosul. Essa medida não se caracterizaria em benefício fiscal. Ao contrário, diante do exposto na última semana pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, fortaleceria o Brasil no comércio internacional, até porque o setor de veículos importados, desde 1990, tem contribuído efetivamente com o engrandecimento do setor automotivo brasileiro”.

Com 5.996 veículos nacionais e importados em novembro, a Abeifa registrou alta de 3,7% em relação a outubro, contudo, registrou queda de 4,2% nos importados com 2.634 unidades vendidas. As vendas de nacionais da entidade retrocederam 22,2% em 2020, enquanto a importação teve queda de 19,9%.