Incêndio faz VW deixar de produzir 4.000 veículos

Problema ocorreu dia 17 em unidade da Delphi; linha Gol é a mais prejudicada

da Redação

Um incêndio que aconteceu na madrugada do último dia 17 na fábrica da fornecedora de autopeças Delphi, em Espírito Santo do Pinhal (202 km a norte de São Paulo), tem prejudicado a produção de várias fabricantes de automóveis. A mais afetada foi a Volkswagen, que deixou de produzir cerca de 4.000 veículos.

Foram prejudicados sobretudo modelos da família Gol (que inclui a perua Parati e a picape Saveiro), mas também da linha Polo, feitos nas fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté. Na sexta-feira, dia 18, os trabalhadores chegaram a ser dispensados em razão da falta de chicote (cabos que ligam equipamentos e luzes à bateria e alimentam o motor de corrente elétrica).

A Delphi informa que não houve interrupção do fornecimento do componente, mas redução nos volumes de entrega. O fogo na Delphi, que começou às 2h30 da madrugada e foi debelado em cerca de 25 minutos, se concentrou em um galpão usado para armazenar esse componente.

Para agilizar o processo de retomada do ritmo normal de produção, a Delphi recorreu a fornecedores locais e a suas unidades européias para que enviassem por avião a matéria-prima para a fabricação dos chicotes. Só que esse envio esbarrou então na greve dos auditores fiscais da Receita Federal, o que já eram motivo de dor de cabeça para as montadoras. A linha de fabricação de chicotes da Delphi funciona em três turnos, sete dias por semana. A previsão é que o fornecimento volte ao normal apenas nesta semana.

Carro mais afetado pelo problema, o Gol é o automóvel mais vendido do país há 21 anos, com 5 milhões de unidades produzidas desde seu lançamento, em 1980. O modelo ganha nos próximos meses uma profunda reestilização.

Fonte: Interpress Motor