IND.AUTOMOTIVA: Produção ultrapassará 240 mil carros no mês

SÃO PAULO, 11 de março de 2009 – A indústria automobilística deverá produzir entre 240 mil e 250 mil unidades no mês de março, estimou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Os números foram anunciados pelo ministro após encontro, em Brasília, com o diretor de Assuntos Governamentais da Vokswagen, Antonio Megale.

Em fevereiro passado, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram produzidos 201,7 mil veículos. Se for confirmada a produção de março com aproximadamente 250 mil, será a mesma produção registrada em março de 2008, assinalou Miguel Jorge. “É muito boa a previsão. Esperamos que se confirme. Em fevereiro, já foi uma boa produção, embora o mês tivesse apenas 18 dias úteis por causa do carnaval”, disse o ministro.

Jorge descartou, por enquanto, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para outros setores da economia, como ocorreu com a indústria automobilística. Segundo ele, como política anticíclica a redução só deve ser usada para os setores que têm impacto na “cadeia longa de produção”.

A liberação pelo governo de recursos para as financeiras do varejo da mesma forma que houve para os bancos das montadoras foi descartada no momento pelo ministro. Semana passada, durante seminário patrocinado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Luiza Trajano, empresária do setor de varejo, pediu que o governo “injetasse” recursos nessas financeiras “e em outros setores que também geram empregos”.

“É sempre um problema (ter que escolher). Alguns setores que ficarão de fora se sentirão prejudicados. É uma questão de política econômica. O varejo está tendo um crescimento expressivo. Na nossa avaliação, neste momento não devemos tomar medidas específicas”, disse.

As informações são da Agência Brasil. (Redação – InvestNews)

Fonte: Gazeta Mercantil