


Chery anuncia quatro novos modelos para o Brasil até o final de 2009
Marcus Vinicius Gasques, de Xangai
A indústria automobilística vive um mau momento no mundo inteiro? Pois viva a China, que nesta quinta-feira abre ao público o que é provavelmente o salão de automóvel mais otimista deste primeiro semestre, o Auto Shangai 2009. Cortes nos impostos e estímulo para a compra de carros compactos ajudaram a levar os consumidores chineses de volta às lojas. O otimismo com a venda recorde de 1,1 milhão de carros em março, 34% mais do que no mês anterior (e 5% sobre março de 2008) alimenta a expectativa de o país asiático bater os 10 milhões de veículos este ano e superar os Estados Unidos como o maior mercado mundial de automóveis, na previsão da J.D.Powers.
Na contramão de outras mostras, que têm sofrido desistências, o 13º Salão de Xangai reúne 1,5 mil expositores de 25 países, e está 20% maior em espaço físico do que o de 2007. Treze modelos de marcas estrangeiras estão fazendo sua estréia em Xangai, de acordo com Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional. Entre lançamentos, reestilizações e novas versões, há dezenas de novidades chinesas.
Montadoras européias como a Audi e a japonesa Nissan também estão na mostra chinesa. O principal atração ficou por conta da Porsche, que está apresentando oficialmente em Xangai o Panamera, seu primeiro cupê de quatro portas e quatro lugares. Na noite de domingo, a empresa reuniu convidados no 94º andar do hotel Hyatt em Xangai, o terceiro prédio mais alto do mundo, com 100 andares, para o lançamento mais alto da história. A operação para colocar o carro verticalmente dentro do elevador e levá-lo até a área reservada para o evento tomou 4 horas: “Sobraram 4 centímetros de cada lado do Panamera, que subiu sozinho”, conta Kerstin Sachl, da área de comunicação da Porsche.
Marcas de alto prestígio e desempenho ocupam grandes áreas e expõem vários modelos no Salão de Xangai, dividindo espaço com muitos carros pequenos e de estilo exótico, compondo um enorme painel contrastante de requinte e despojamento, preços, design arrojado e funcional e, digamos, livre inspiração. Para o consumidor brasileiro, vale uma atenção especial ao estande da Chery, que acaba de anunciar o lançamento de quatro modelos no Brasil. O utilitário esportivo Tiggo e o hatch Face, montados no Uruguai, o compacto QQ e o hatch A3, ainda a ser rebatizado para o mercado brasileiro por razões óbvias.
No sentido horário, os quatro modelos da Chery que serão vendidos no Brasil: Tiggo, Face, QQ e A3Os executivos da Chery anunciaram com orgulho que, além do design Pininfarina, o carro foi o primeiro de sua categoria a conquistar as cinco estrelas possíveis no teste de impacto do NCAP, instituto europeu de segurança. Os quatro modelos – dois trazidos do Uruguai e os dois hatchs exportados diretamente da China – estarão no mercado brasileiro até o fim deste ano, prometem os executivos da Chery. Além do preço muito competitivo, os empresários chineses e seus parceiros no Brasil, o Grupo JLJ, planejam atrair consumidores oferecendo garantia de três anos e assistência gratuita à rodagem.
Xangai é um salão mais curto, que abre para o público de 22 a 28 deste mês de abril. Os dois primeiros dias, 21 e 22, foram reservados à imprensa, que em 2007 credenciou mais de 6 mil jornalistas. Incluindo o primeiro grupo do Brasil, convidado pela Chery, neste ano deve haver um número maior de profissionais de imprensa, a julgar pelo movimento nos 11 pavilhões cobertos, mais a extensa área de exibição externa. Ainda mais difícil do que conseguir tirar uma foto sem ninguém passando em frente do carro, no entanto, é a comunicação. Poucas montadoras chinesas prepararam material impresso ou mesmo seus profissionais para atendimento dos jornalistas em inglês.
Fonte: Auto Esporte