Inflação do carro no trimestre é a menor em seis anos, diz agência

da Folha Online

O custo de uso e manutenção do carro teve alta de 0,35% nos três primeiros meses deste ano, segundo pesquisa da Agência AutoInforme. A variação neste período é a menor desde 2003. Em março, no entanto, a inflação do carro ficou em 0,41%, a primeira elevação de preços neste ano.

Em março, o item da cesta de produtos e serviços que mais pesou no bolso do motorista foi a lavagem completa do carro, com alta 2,31%. O serviço de alinhamento de direção ficou 1,6% mais caro e o balanceamento de rodas subiu 1,24%. Os preços caíram, no entanto, para o filtro de ar (- 0,16) e a limpeza do bico injetor, com queda de 0,48%.

Com maior participação nos gastos dos motoristas, os combustíveis tiveram ligeira alta em março. A gasolina subiu 0,42% e o álcool, 0,38%. Nos primeiros três meses deste ano, a gasolina ficou 0,82% mais barata e o álcool acumula queda de 0,93%.

O filtro de ar foi o item que mais subiu no ano (5,06%), seguido por estacionamento de duas horas, com alta de 5,59%. No sentido contrário, a correia dentada e a lavagem simples foram as que mais recuaram, 7,86% e 4,87%, respectivamente.

Fonte: Folha Online