Inflação do carro tem alta de 0,98%, a maior do ano

da Redação

O mês de outubro registrou a maior alta da Inflação do Carro, calculada pela agência AutoInforme, que faz a cotação dos preços de todos os itens utilizados pelo motorista para andar e manter o seu carro em ordem. O IMC (Índice de Manutenção do Carro) de outubro teve alta de 0,98%, a maior do ano. No acumulado dos dez primeiros meses do ano, a alta é de 5,78%.

Segudo o estudo, quase todos os itens da cesta de produtos e serviços subiram. Com exceção do jogo de amortecedores e do filtro de ar, além dos serviços de cambagem e limpeza do bico injetor, todos os demais itens ficaram mais caros no mês.

Nem os combustíveis, que são responsáveis por 32% de todos os gastos do motorista com o carro, escaparam das altas. A gasolina ficou 0,8% mais cara, enquanto o álcool subiu 2,37%.

Mas, no acumulado do ano, os combustíveis não são os vilões da inflação. De janeiro a outubro, a gasolina subiu apenas 0,82%, e o álcool, 1,19%. O que está pesando no bolso neste ano é o conjunto dos itens, que estão subindo de forma generalizada.

A lona de freio já esta 23% mais cara este ano. O balanceamento de rodas subiu 16% de janeiro a outubro e estacionar ficou quase 16,7% mais caro no período. O item “serviços” subiu na média 9,63% é o verdadeiro vilão do ano. O seguro do carro também teve alta expressiva (7,50%). As peças ficaram 4,18% mais caras.

Fonte: Interpress Motor