Inovador, o Up!Lite é campeão de economia


A Volkswagen busca novos padrões mundiais de eficiência com seus motores TDI e TSI, limpos e de alta tecnologia, para chegar à New Small Family que pretende fabricar em 2011.

A sucessão de lançamentos inovadores da marca prossegue no Los Angeles Auto Show, até 13 de dezembro, com a apresentação mundial do Up! Lite, considerado pela montadora como uma ´antevisão do futuro´.

O carro-conceito, para quatro pessoas, com propulsão híbrida, faz 40,98 km/litro em circuitos mistos. A medição foi feita pelo fabricante, segundo normas européias.

A Volkswagen garante que nenhum outro carro é mais econômico. A mecânica combina um motor TDI (turbodiesel), motor elétrico e câmbio Direct Shift Gearbox de sete marchas. A resistência aerodinâmica (Cd = 0,237) contribui para o baixo consumo e emissão de CO2 de apenas 65 gramas por quilômetro.

Small Family

O UP!Lite mostra que falta pouco para a Volkswagen chegar à categoria dos modelos capazes de rodas cem quilômetros com dois litros de gasolina (2-liter consumption). O carro pode vir a ser lançado globalmente pela Volkswagen. Muitos dos componentes do Up! Lite, que pesa apenas 695 kg, se baseiam na futura New Small Family, uma série de modelos inteiramente nova que deverá chegar ao mercado, em alguns países, já no final de 2011.

O Up! Lite foi projetado para ser um veículo versátil na cidade, no transporte para o trabalho e também em viagens mais longas. A Volkswagen espera garantir um preço significativamente acessível.

Híbrido

A principal característica do powertrain do Up! Lite é o novo motor TDI 0.8 turbodiesel, especialmente desenvolvido e com potência de 51 cv. O motor elétrico de 10 kW, que reúne as funções de motor de partida, alternador e propulsor elétrico, diminui a carga do TDI, auxilia no deslocamento do veículo e recupera e energia cinética dissipada (frenagem regenerativa).

Nas situações de maior demanda de força, como numa ultrapassagem, o TDI e o motor elétrico, combinados, proporcionam uma potência de 65 cv (48 kW). O motor TDI adotado no Up! Lite é o mesmo usado no carro conceito L1, apresentado pela Volkswagen em setembro passado no Salão do Automóvel de Frankfurt.

Em duas situações, o sistema híbrido do Up! Lite foi projetado para operar sem intervenção do motor TDI. A primeira é conhecida por coast down, que ocorre quando o motorista tira o pé do acelerador, como nas descidas ou na aproximação de um semáforo. O carro roda aproveitando o impulso e o motor a combustão fica desligado.

A segunda é ao percorrer distâncias curtas, como em áreas próximas à residência do motorista. Nesse caso, o motor elétrico pode impulsionar o Up! Lite sozinho. A energia é fornecida por uma bateria de íon-lítio. Por ser capaz de rodar apenas com energia elétrica, o sistema adotado é classificado de “full hybrid”, ou totalmente híbrido.

As trocas de marchas ficam por conta de uma transmissão DSG com sete marchas, semelhante à utilizada no novo Polo europeu. Além disso, o carro conta com um sistema stop-start, que desliga o motor a combustão sempre que for imobilizado, como nos semáforos ou engarrafamentos.

O carro conta com sistema eletrônico de estabilidade, airbags, sistemas avançados de informação e controle. Os ocupantes são protegidos por uma inovadora estrutura de alumínio, aço e fibra de carbono. Ele pode atingir uma velocidade máxima de 160 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos.

Com 3,84 m de comprimento, 1,40 m de altura e 1,60 m de largura, o Up! Lite tem uma aparência futurista e ousada. Na traseira a aparência é de um hatchback esportivo diferenciado. Os “ombros” largos são, claramente, derivados do Scirocco.

Fonte: Automotive Business