Inspeção veicular reprova mais da metade dos veículos em SP


Cerca de 653 mil veículos passaram pela vistoria entre fevereiro e maio. Desse total, 56,5% não receberam a aprovação na primeira visita.

Do G1 SP

Dos cerca de 653 mil veículos que passaram pela inspeção veicular entre fevereiro e maio na capital paulista, 56,5% acabaram reprovados na primeira vistoria, de acordo com dados da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente divulgados nesta segunda-feira (14). O número de inspeções cresceu em relação ao ano passado. No mesmo período de 2009, 281 mil passaram pelo procedimento.

Maio foi o último mês de inspeção veicular para os veículos com placa final 2. Segundo a secretaria, 44,6% dos automóveis com o final de placa passaram pela inspeção, e o índice de reprovação na primeira vistoria ficou em 21,7%. No caso das motos, 28,6% da frota esperada passou pela inspeção e 28% do total vistoriado acabou reprovado.

O índice de reprovação foi maior entre os veículos a diesel: 39% entre os de placa final 2 que passaram pela inspeção. Até o fim de maio, 47,2% dos veículos realizaram a vistoria; 65,7% dos ônibus com final de placa 2 passaram pelo procedimento até o fim de maio, com 23,4% de reprovados.

Em caso de reprovação, os motoristas têm 30 dias para fazer a manutenção em uma oficina mecânica de confiança e reagendar a vistoria, sem que seja cobrada uma nova taxa. Os veículos com placas final 1 e 2 que não passaram pela inspeção na data estão sujeitos à multa de R$ 550, além de terem seu licenciamento bloqueado. Para regularizar a situação, basta pagar a tarifa de R$ 56,44 e agendar a inspeção no site da Controlar.

Outras placas
Os proprietários de veículos com placa final 3 iniciaram o agendamento da inspeção no dia 1º de março e podem fazer a vistoria até 30 de junho. Cerca de 25% dos automóveis com essa placa já passaram pela inspeção. No caso de motos, são 14,2% e, entre os veículos a diesel, 27,7% fizeram a vistoria; 46% dos ônibus com esse final de placa já realizaram a inspeção.

Os veículos com placa final 4 podem fazer a vistoria entre 1º de abril e 31 de julho. Até o fim de maio, 13% dos automóveis, 8,6% das motos, 18,5% dos veículos a diesel e 23% dos ônibus desse grupo passaram pela inspeção.

Fonte: G1 Globo Online