China e EUA concordam em eliminar sobretaxas por três meses

China e EUA concordam em eliminar sobretaxas por três meses

Os governos da China e dos EUA se reuniram no encontro do G20, que está sendo realizado em Buenos Aires, e chegaram a um acordo para suspender as sobretaxas alfandegarias sobre diversos produtos. A suspensão é temporária, anunciada para um período de três meses de validade a contar a partir de janeiro.

Os dois países concordaram que a escalada da guerra comercial acabaria acarretando problemas econômicos muito graves em nível global. No caso dos automóveis, Donald Trump publicou uma mensagem onde diz que a China concordou em “reduzir e remover” as tarifas extras sobre a importação de carros “made in USA”.

Por sua parte, a China não mencionou nada sobre os carros importados dos EUA, mas há alguns dias, Pequim disse que o imposto de importação dos carros americanos seria de 15% se Washington não tivesse imposto sobretaxa para produtos (incluindo veículos) chineses. Na ocasião, os chineses pediram uma ação negociada para reverter a situação, o que pode ter acontecido em Buenos Aires.

China e EUA concordam em eliminar sobretaxas por três meses

Com a guerra comercial, o comércio de veículos entre os dois gigantes econômicos ficou bem prejudicado. Mas, a sinalização (ainda mais por parte de Trump) fez com que as ações das marcas BMW e Mercedes-Benz subisse nesta segunda-feira (3). O motivo é que essas montadoras fabricam nos EUA e exportam para a China, em especial SUVs.

As duas marcas tiveram que aumentar os preços na China para compensar a sobretaxa, reduzindo as margens de lucro. A BMW não comentou sobre a alta das ações, que foi de 7,3%. A Daimler teve alta de 7,5% e a Volkswagen subiu 1% na bolsa.

Esta, no entanto, não depende tanto do comércio entre os dois países, pois o SUV Atlas é fabricado na China como Teramont. A marca não exporta sua produção chinesa, embora importe da Europa para o mercado chinês. GM e Ford devem ser beneficiadas também, embora a primeira deva ser mais no caso da importação, assim como a Volvo, que vendem modelos “made in China” nos states.

[Fonte: Automotive News]

© Noticias Automotivas. A notícia China e EUA concordam em eliminar sobretaxas por três meses é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.