Fiat deve encerrar operação na Índia com retirada de Punto e Linea

Fiat deve encerrar operação na Índia com retirada de Punto e Linea

E a Fiat vai sair do mercado. Calma, não precisa entrar em pânico… A marca italiana, conhecida por seus carros compactos, está aprontando as malas para se retirar da Índia. Com o fim sua parceria junto à Tata Motors, a empresa europeia entrou em declínio num país onde nunca conseguiu de fato deslanchar, algo bem diferente do Brasil.

Sem produtos essenciais como o Fiat Panda, por exemplo, a marca deixou-se levar pelas monções das emissões de poluentes, ficando agora à margem do programa (Bharat) BS-VI, que prevê mais um corte nos lançamentos de CO2 na Índia, ficando assim seus modelos fora do exigido pela nova norma.

Fiat deve encerrar operação na Índia com retirada de Punto e Linea

Além disso, as vendas dos modelos Punto, Linea e Avventura (Punto aventureiro) caíram para 101 exemplares, mas não em um mês e sim entre dezembro de 2017 e novembro de 2018. De acordo com a fonte local, a Fiat não tem intenção de atualizar os carros vendidos hoje para cumprir com as regras anti-poluição.

Fora o atendimento ao BS-VI, que entra em vigor no próximo ano, os modelos da Fiat também não atende os requisitos de segurança impostos pelo governo indiano e, sabemos, que não são nem exigentes se forem comparados com os exigidos aqui. Em contrapartida, o motor diesel Multijet II 1.3 é considerado o melhor da Índia e já atende as futuras normas.

Fiat deve encerrar operação na Índia com retirada de Punto e Linea

No entanto, para atualizar seu portfólio, a Fiat teria que modernizar a linha de produção e lançar uma gama mais recente, que bem poderia ser as variantes locais de Argo e Cronos (especialmente o primeiro, que mede 3,99 m), mas parece que isso não deve acontecer.

Apesar de uma possível saída da Fiat, a FCA não deve chorar as pitangas por lá, pois a Jeep está crescendo na região e em breve terá por lá um SUV compacto abaixo do Renegade, assim como no Brasil.

[Fonte: Cartoq]

© Noticias Automotivas. A notícia Fiat deve encerrar operação na Índia com retirada de Punto e Linea é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.