Tesla abre patentes para quem quiser usar de “boa fé”

Tesla abre patentes para quem quiser usar de "boa fé"

Elon Musk deu mais uma declaração que pode mexer com o mercado automotivo americano e, potencialmente, o mundial. O executivo líder da Tesla, disse por meio das redes sociais que a empresa está abrindo todas as suas patentes de tecnologia de carros elétricos para quem quiser utiliza-las, desde que seja de “boa fé”.

Aparentemente, seria mais uma nota no Twitter já costumeira do bilionário sul-africano, mas ele mesmo lincou para o site da Tesla, onde está fielmente reproduzida sua declaração, indicando que a mesma já é oficial dentro da companhia. Musk explica que desde a antiga Zip2, ele vem considerando que o mercado precisa de menos patentes e mais inovação.

Para o executivo, as patentes seguram o evolução de muitas tecnologias, em especial no setor automotivo, o que impede um avanço mais rápido. Ele disse que esse travamento faz apenas “consolidar as posições de corporações gigantescas e enriquecer os profissionais da área jurídica, em vez dos inventores reais”.

Tesla abre patentes para quem quiser usar de "boa fé"

Na Tesla, havia o temor inicial de que as grandes marcas iriam forçar a competição contra a marca, se esta tivesse liberado suas patentes no começo, quebrando a empresa no mercado automotivo. Entretanto, Musk disse que estava errado ao imaginar isso, visto que apenas 1% das vendas são contabilizadas por carros elétricos nos grandes fabricantes.

Assim, a Tesla não vê concorrentes agressivos suficientes para atrapalhar seu progresso. Musk também diz que muitos fabricantes nem estão apostando em elétricos e outras marcas sequer possuem carros assim. Mas, por que liberar as patentes? Para Elon Musk, hoje o mundo beira os 100 milhões de carros por ano e a frota está em 2 bilhões.

Tesla abre patentes para quem quiser usar de "boa fé"

Apenas a Tesla não será suficiente para mudar o panorama do mercado em pouco tempo, tendo assim que contar com outros fabricantes para que o percentual de carros elétricos avance, reduzindo a emissão de carbono no mundo. Elon Musk também disse que o código-aberto de seus carros permitirá que outros possam ajudar nessa missão e, ao contrário do que se imagina, o movimento fortalecerá a posição da Tesla e não a diminuirá.

As palavras de Elon Musk parecem se encaixar com declarações da VW, feitas recentemente. A marca alemã vê que metade do mercado de carros elétricos será da Tesla e que, a companhia de Wolfsburg, quer ter a outra parte. Por isso, há poucos dias, afirmou que pretende oferecer a plataforma MEB à terceiros. Obviamente, a montadora quer vende-la e não liberar suas patentes, mas já é um começo nesse sentido.

[Fonte: Tesla]

© Noticias Automotivas. A notícia Tesla abre patentes para quem quiser usar de “boa fé” é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.