Uber quer dominar mercado de patinetes elétricos

patinete

Depois de comprar a Jump e começar a operar no mercado de patinetes elétricos em Santa Mônica, na Califórnia, o Uber agora pretende arrematar a Bird e a Lime e tentar dominar este mercado que só cresce nos Estados Unidos.

O movimento iria ajudar o Uber a combater a escassez de patinetes, o que limita seu crescimento. E ajudaria a atrair concorrentes vulneráveis ​​que ainda estão lutando por financiamento.

Embora não haja garantia de que um acordo possa acontecer, o Uber estaria perto de um acordo para comprar uma das empresas antes do final de 2018, segundo fontes. Lime e Uber se recusaram a comentar o assunto. O chefe da Bird, Travis VanderZanden, disse que ela “não está à venda”, mas uma porta-voz que atua em seu nome não quis dizer se a empresa conversou com a Uber.

Há certamente uma pressão para o Uber crescer neste ramo. O negócio de patinetes da Lyft, um de seus grandes concorrentes, ainda é relativamente pequeno. Mas ela acaba de completar a compra da Motate, da Citi Bike, e agora tem a maior rede de compartilhamento de bicicletas dos Estados Unidos.

No Brasil sem patinetes, crescem as bicicletas compartilhadas

Os patinetes elétricos ainda estão longe da nossa realidade, mas as bicicletas de aluguel começam a ganhar mais força. Após as iniciativas dos bancos, outras empresas começam a investir no segmento, como a Yellow.

A empresa aposta no amadurecimento de políticas públicas de mobilidade, em especial em São Paulo. Veja esta matéria do PME que conta tudo sobre o assunto.