VW propõe comprar toda a Navistar e brigar por caminhões nos EUA

VW propõe comprar toda a Navistar e brigar por caminhões nos EUA

Fonte /  Noticias Automotivas

A Volkswagen anunciou oficialmente através de sua divisão Traton, que concentra seus fabricantes de caminhões, ônibus e comerciais leves, que vai lançar uma oferta de US$ 2,9 bilhões para aquisição completa da Navistar, tradicional fabricantes de caminhões dos EUA.

O montante é referente a US$ 35 por ação e a proposta já fez as ações da Navistar subirem 50% na Bolsa da Nova Iorque. A montadora alemã tem 16,6% da empresa americana através da aquisição completa de suas marcas de caminhões, hoje centralizadas em MAN, Scania e VWCO.

Dentre os demais acionistas, existem dois bilionários com 16% de participação cada um, mas a VW espera que sua oferta seja estimulante para que os dois, além dos demais, possam assim vender suas participações. O objetivo da Traton é não ficar mais dependente de operações na América do Sul e Europa.

O grupo Volkswagen quer também abocanhar uma parte do mercado americano, batendo de frente com a Freightliner da Daimler e a Mack da Volvo. As duas empresas europeias são concorrentes diretas da MAN e Scania, medindo forças com estas nas regiões já citadas.

Com a Navistar, que ainda detém a marca International, a VW quer levar a briga para dentro do mercado americano com total controle da montadora americana. A empresa disse que não recebeu a oferta através de um comunicado, mas que o conselho de administração analisará a proposta no contexto estratégico da companhia.

Nesse caso, a Navistar tem um plano de reestruturação que deve chegar a margem de lucro de 8% antes do final de 2020 e alcançar nada menos que 12% em 2024. Nos EUA, o mercado de caminhões – apesar de todos os modais existentes – ainda é muito grande e disputado.

Além de Freghtliner e Mack, o mercado de caminhões nos EUA ainda inclui a Paccar com as marcas Peterbilt e Kenworth. Fabricantes de motores diesel como Cummins e Caterpillar sustentam também esse mercado.