Internet na venda de carros, o fim do bate pernas

Agência AutoInforme – O uso da internet na venda de carros está mudando radicalmente a forma do comércio nesse setor. Ñão se trata de uma venda direta, não se compra carro pela internet como se compra livros ou um aparelho eletro eletrônico, que você paga com cartão de crédito e recebe o pedido na sua casa depois de 48 horas.

A venda do carro ainda é feita na loja, intermediada pelo vendedor, que aborda pessoalmente o comprador, oferece melhores condições de compra, facilidade no financiamento, negocia o preço.

Mas a Internet, nessa altura, já fez o meio de campo. Antes de entrar na revenda o comprador visitou todos os saites de carros, os saites das montadoras, já fez a pesquisa de preço, conhece o preço e as opções de equipamentos do carro que vai comprar e dos concorrentes. O sujeito entrou na loja sabendo tudo sobre o produto.

Por isso que aumentou o número de aproveitamento de vendas dos clientes que visitam as concessionárias. Há dez anos, só 10% das pessoas que entravam na loja comprava o carro. Hoje 36% dos que entram fecham o negócio, pois já conhecem o carro, vão lá só pra sacramentar a compra.

Para o vendedor é uma chance maior de fazer o negócio. Mas tem o outro lado da questão: se o comprador não for convencido, dificilmente ele voltará na concessionária e provavelmente não retornará em nenhuma outra revenda da mesma marca. Vai para a concorrência.

Para o comprador, a internet é um grande facilitador e um instrumento que lhe dá mais conforto: significa o fim do bate pernas pra comprar.

Joel Leite

Fonte: Auto Informe