Investimento de montadoras será recorde em 2008, diz Anfavea

YGOR SALLES
da Folha Online

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) informou nesta segunda-feira que as montadoras devem investir US$ 4,9 bilhões em 2008. Segundo o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, trata-se do maior volume de investimentos em toda a história.

Segundo Schneider, o investimento é uma resposta ao aumento da demanda interna, que deve crescer, segundo as previsões da instituição, 17,5% neste ano. “Este número pode ser até maior, caso alguma montadora anuncie investimentos que não nos foram informados”, disse.

Segundo a Anfavea, tais investimentos, combinados com a resposta de setores correlatos –metalurgia e autopeças, por exemplo–, deve trazer investimentos totais de US$ 20 bilhões em três anos (de 2008 a 2010).

Apesar do otimismo sobre a demanda interna, em fevereiro as vendas de veículos novos caíram 6,6% na comparação com janeiro. A Anfavea informou que foram licenciadas 200,8 mil unidades no mês passado. Em relação a fevereiro de 2007 (146,8 mil), porém, a alta foi de 36,8%

Fonte: Folha Online