Jaguar confirma produção do esportivo híbrido C-X75

                                                                                                                                                                                    José Antonio Leme

A Jaguar confirmou que recebeu sinal verde colocar em produção o C-X75, um conceito de superesportivo híbrido que chegará ao mundo para ser um rival direto do Bugatti Veyron e deve chegar as ruas em 2013. A empresa pretende produzir 250 carros e disse que continua a trabalhar na propulsão a jato do modelo.

Junto do anuncio da produção do modelo, a marca fez apresentou o início de uma parceria com a equipe Williams de Fórmula 1. O acordo entre as partes influenciará em todos os projetos futuros da empresa britânica já que envolve transferência direta de tecnologia entre as partes, principalmente no que concerne a estruturas com materiais leves e fabricação e moldagem com fibra de carbono.

Mesmo reafirmando a continuação do trabalho na propulsão a jato, a maior parte dos carros produzidos devem ser equipados com um motor quatro cilindros de 1.6 l turbo que serviria como laboratório para a Williams, que precisará se adaptar as novas regras da F1 que entram em funcionamento a partir de 2013.

Esse motor poderia chegar aos 500 cv lembrando que ele trabalhará em conjunto de motores elétricos instalados junto aos eixos dianteiro e traseiro o que poderia fazer a potência chegar aos 1000 cv. A propulsão elétrica poderia ser utilizada sozinha no modo urbano de uso. A Jaguar promete uma aceleração de 0-160 km/h em menos de seis segundos e máxima de 320 km/h.

Fonte: Car Magazine