Jaguar Land Rover desenvolve turbina para carros híbridos

A pequena turbina:diâmetro menor que um lápis
Os carros híbridos poderão se tornar mais leves e ainda mais econômicos no futuro próximo. A Jaguar Land Rover está desenvolvendo uma pequena turbina para ser usada nesses veículos para recarregar baterias, com apenas 5% do tamanho e peso de um motor convencional.
A vantagem das turbinas sobre motores normais, a pistões, é uma queima mais perfeita do combustível. Apesar disso, elas não são usadas em automóveis por terem resposta muito lenta aos comandos do acelerador. Outro problema é a demora na partida.

No caso dos híbridos tipo plug in, em que a movimentação do carro é feita apenas pelos motores elétricos, o uso de uma turbina para acionar o gerador que recarrega as baterias acontece em condições ideais: ela pode operar em rotação constante, em que sua eficiência é otimizada.

A turbina em desenvolvimento ganhou o longo nome de “Ultra Lightweight Range Extender” (extensor de alcance ultraleve), e a sigla ULRE. O primeiro protótipo operacional tem menos de 10 cm de diâmetro e 30 cm de comprimento e uma única peça móvel.

Além da economia e da redução das emissões, o pequeno espaço exigido poderá influenciar bastante no design dos carros do futuro, possibilitando aos projetistas aproveitar melhor o espaço interno dos veículos.

JM

Fonte: Auto Estrada