Jaguar-Land Rover fará motores na Índia


Maior lucro da história permite expansão de negócios no oriente

da Redação

A Jaguar-Land Rover anunciou a construção de uma fábrica de motores na Índia. A decisão vem após a divulgação do maior lucro da história da indústria automobilística inglesa. A fabricante estuda investir 400 milhões de libras esterlinas – mais de R$ 1 bi – na construção das novas instalações. A empresa conseguiu cerca de R$ 2,7 bilhões em lucros no último ano fiscal.

A nova fábrica deve ficar nos arredores de Pune, próximo às linhas de montagem da Tata. A localização foi escolhida devido à infra-estrutura de transportes e energia já instaladas na região. De lá sairão os novos motores quatro cilindros diesel e gasolina com capacidades até 2.0 litros para a Land Rover.

A JLR deve aproveitar os lucros para passar a produzir os próprios motores, que até hoje são comprados da Ford. A gigante americana foi dona das empresas britânicas entre 2000 e 2008. Os V6 e V8 a diesel e gasolina usados pela Jaguar continuarão com a origem Ford, montados nas instalações da marca americana na Inglaterra.

A linha de montagem indiana não deve começar a operar antes que a outra nova fábrica, na própria Inglaterra, esteja funcionando a pleno vapor. As duas deverão ser capazes de produzir juntas 500 mil motores por ano, o suficiente para atender à demanda chinesa pelos carros da marca.

Fonte: UOL Carros